terça-feira, 22 de setembro de 2015

Eclipse total da Lua (atualizado)


Fiquem espertos moçada. Na próxima noite de 27 de setembro, noite em que a Lua estará passando pelo age de sua fase cheia. Será possível observar um eclipse total lunar. Isso em quase toda a América, África e Europa. O Brasil esta em posição privilegiada para observação do evento. O inicio do fenômeno se dará por volta de 22:00 e segue até 1:30 do dia 28.
Quando já ouvimos falar de eclipse, a primeira coisa que nos vem a mente é um eclipse solar. O eclipse lunar é bem diferente. Ao invez da sobra esconder a Lua, no eclipse lunar a sobra da terra(umbra) é quem comanda o show, fazendo com que o satélite adquira um tom avermelhado. O próximo eclipse como esse vai acontecer em 2018. E vale lembra que o próximo eclipse total solar possível de ser observado no Brasil será em agosto de 2017.


Atualizando a noticia, na mesma noite do eclipse, poderemos observar outro fenômeno junto ao eclipse, uma Superlua. A superlua ocorre quando o Lua esta no seu ponto mais próximo da terra. Essa coincidência de um eclipse lunar e uma superlua não ocorre desde 1982. Não tão raro, mas com certeza muito bonito.

fonte:
http://www.calendario-365.com.br/lua/calendario-lunar.html
http://baianow.com/datas-eclipse-lunar-e-solar/


Nenhum comentário: