quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O maldito Itamar Assumpção


Itamar de Assumpção nasceu em Tietê interior de São Paulo no dia 13 de setembro de 1949. Bisneto de escravos angolanos, cresceu ouvindo os batuques do terreiro de candomblé no quintal de sua casa. Cresceu em Arapongas, no Paraná, para onde se mudou aos 12 anos. Chegou a cursar até o segundo ano de Contabilidade, mas abandonou a faculdade para fazer teatro e shows em Londrina. Aprendeu a tocar violão sozinho e, ouvindo Jimi Hendrix e arranjos de baixo e bateria, apaixonou-se pelo baixo. Mudou-se para São Paulo em 1973 para se dedicar à música. É pai de Serena Assumpção e da cantora e compositora Anelis Assumpção. Percursor da Vanguarda Paulista, Itamar foi um dos grandes nomes da cena alternativa que dominou São Paulo nos anos 70-80 do século XX.

Itamar, ao lado de Arrigo Barnabé, Grupo Rumo, Premê e Pracianos, marcou sua obra basicamente por não ter tido interferência das gravadoras, o que fez com que sua obra fosse considerada por críticos como "difícil". E por isso ganharam a fama de "Malditos". A polêmica o rodeava, talentoso que era com as palavras, em uma de suas frases mais famosas disse: "Se tivesse que ouvir conselho, pediria ao Hermeto Pascoal...".

Itamar misturou samba com rock e funk, entre outros ritmos estrangeiros, em letras impregnadas de sátira e crítica social. Foi obviamente influenciado pelos trabalhos de músicos, como Adoniran Barbosa, Cartola, Jimi Hendrix e Miles Davis, além de poetas como Paulo Leminski e Alice Ruiz.

Infelizmente faleceu em 2003, de câncer de intestino.

Recomendo fortemente Itamar Assumpção.

Entre suas canções mais conhecidas estão:

 Fico Louco


 Parece que bebe


 Beijo na Boca


 Sutil


 Vida de Artista


 Prezadissimos ouvintes


Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Itamar_Assumpção

Nenhum comentário: