sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Casca de laranja pode salvar o mundo


Entre tantas notícias negativas, notícias boas passam quase que despercebidas. Essa semana cientistas australianos, que estudava maneiras de criar um novo plástico utilizando resíduos industriais e descarte de casca de laranja, descobriram quase que por acaso, uma maneira de descontaminar água com Mercúrio.

Mas mercúrio não é um planeta? Um remedinho vermelho pra joelho ralado?

Não meu caro descabeçado. Mercúrio é um metal. Um metal que na terra é encontrado no estado líquido. Aquele líquido prateado dentro do termômetro caseiro para febre, é o mercúrio.
Apesar de sua aparecia fascinante, mercúrio é um metal tóxico, que uma vez absolvido pelo organismo, não é mais eliminado, causando muito mau para a saúde.

"Contaminação por mercúrio assola muitas regiões do mundo, afetando as fontes de água e alimentos", disse o Dr. Chalker. Químico responsável pela descoberta.

Além de fazer mau para a saúde humana e de animais, o mercúrio também agride de forma significativa a natureza. Acidentes com mercúrio já causaram tragédias no Japão e no Iraque.

Mas pra que serve o mercúrio além de fazer termômetros e ciborgues vindos do futuro? (Não entendeu? Veja o filme 'Exterminador do Futuro 2')


O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u. É um dos seis elementos que se apresentam líquidos à temperatura ambiente ou a temperaturas próximas. Normalmente utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.

mercurio ressonando

De acordo com a Universidade de Flinders, a poluição por mercúrio ocorreu e ocorre como conseqüência de uma série de atividades industriais, incluindo mineração e da queima de combustíveis fósseis.


"Acabamos de se estabelecer em enxofre porque é produzido em 70 milhões de toneladas por ano pela indústria de petróleo como um subproduto, portanto, há não muito muitos usos para ele, e limoneno é produzido em 70.000 toneladas por ano e por isso é relativamente barato ", disse o Dr. Chalker.

A substância que eles criaram é feita inteiramente de enxofre e limoneno, resíduos de produtos industriais que estão amplamente disponíveis e não utilizados em todo o mundo. Por isso esse material se torna extremamente barato em relação a outras tecnologias.

Por isso essa é uma ótima notícia. Vamos celebrar a isso. E torcer para que o intuito final seja o bem comum, e não uma forma para justificar a contaminação por mercúrio.

bala de canhão flutuando em um tanque de mercúrio

Fontes:
http://thenewdaily.com.au/news/2015/10/20/accidental-discovery-reveals-orange-peel-saves-thousands-lives/
http://cienciahoje.uol.com.br/especiais/rastros-do-mercurio/passado-e-tragedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_%28elemento_qu%C3%ADmico%29

Nenhum comentário: